Ilhota Rock Festival

ILHOTA ROCK FESTIVAL - ROCK CERVEJA E LINGERIE

O Ilhota Rock Festival é um evento independente que acontece anualmente na cidade de Ilhota, localizado no Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina, que dura apenas uma noite, onde reúne várias bandas de todo Brasil sendo elas preferencialmente de Santa Catarina. O evento destaca a importância da cultura rock independente e alternativa, dando espaço às bandas que fazem um trabalho com composições próprias e covers. Idealizado em 2003 e tendo já seis edições realizadas o projeto busca promover o desenvolvimento cultural e artístico da cidade.

Ilhota Rock Festival é um evento alternativo e independente sem vínculos a grupos empresariais, ao poder econômico, ao estado e a partidos políticos ou movimentos e/ou organizações promovam ações contrárias à política central do festival. Repudia ainda quaisquer manifestações de discriminação e preconceito e não mantém envolvimento a pessoas e entidades que reúnam grupos facções ou adeptos de princípios étnicos religiosos ou políticos contrários a lei sendo. Somos contra a qualquer uso e/ou consumo de entorpecente substâncias que causam dependência química ou psíquica.

O evento é organizado pelo Clube do Rock (entidade em formação).

O incentivo a produção e criação musical na revelação e a divulgação de novos talentos mobilizar e divertir a juventude será obra do próprio evento que assim promoverá a participação de todos em torno de execução do projeto. É a evolução da cultura de nossa cidade no segmento rock alternativo independente sendo que nosso maior objetivo é ter somente a participação de bandas do município.

 

Projeto cultural

O projeto cultural Ilhota Rock Festival foi originado por jovens da cidade de Ilhota, o evento é organizado pelo Clube do Rock (entidade em formação) e proporcionou um importante espaço onde pudessem expressar seus talentos e dotes musicais. Viabilizaram assim, em âmbito aberto a todos, esta importante iniciativa que veio revolucionar todos os eventos já realizados na história do município. Aos longos de suas edições o grupo fortaleceu, amadureceu e alcançou sua perspectiva em destacar a cidade no cenário musical do segmento e tornaram-se verdadeiros profissionais no ramo de organização. Mas percebeu-se que a tarefa não havia se concretizado e era preciso continuar o festival e por em prática tudo todo o acumulo de experiência adquiro ao longo do tempo.

A viabilidade em aperfeiçoar ainda mais o evento e torná-lo gigante de renome nacional prossegue, e incumbiu a todos em busca de recursos financeiros para o custeio parcial ou total do evento, que podem ser provenientes tanto de fundos de empresas públicas como da iniciativa privada. Seja qual for à opção o resgate de subvenções financeiras, será imprescindível que a idéia esteja clara, organizada e detalhada, e isso aconteceu. Temos princípios, objetivos, missão e visão.

Este empreendimento planejado consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com a finalidade de alcançar seus objetivos específicos dentro dos limites de espaço, tempo e orçamento.

Visando uma mobilização dos resgates de valores culturais e buscando possíveis soluções, a equipe da comissão organizadora desenvolverá atividades que despertem nos jovens o interesse pelo tema, a fim de que os mesmos se sensibilizem na tentativa de mudanças de atitudes que gerem em sua formação pessoal. Vale ressaltar que para o sucesso deste projeto faz-se necessária a interação da sociedade/escola/comunidade/órgãos públicos.

 

Missão

“Desenvolver a cultura deste segmento na cidade, assim como revelar novos talentos musicais para divulgação de trabalhos independentes”.

 

Visão

Que o evento seja o porta voz para o desenvolvimento da cultura artística e torne-se referência nacional neste segmento.

 

Introdução

Ilhota Rock Festival é um evento organizado e realizado a cada ano no município de Ilhota. Idealizado em 2003 e tendo já cinco edições realizadas, o projeto busca promover o desenvolvimento cultural e artístico da cidade assim como das demais regiões do estado e também do Brasil.

 

Justificativa

Ilhota Rock Festival é um projeto cultural de cunho social elaborado após uma pesquisa e convivência no meio comunitário e artístico/musical. A idéia partiu da necessidade dos jovens músicos que pela carência de um espaço para apresentação, ao desenvolvimento, a exposição, publicação, divulgação, comercialização e crescimento técnico dos elementos e meio artístico amador. Reunir em um só espaço pessoas envolvidas e comprometidas com a arte faz disto a nossa grande motivação.

O Projeto funcionará como um grande painel artístico e disponibilizará uma série de oportunidades e informações para nosso público e aqueles que estão envolvidos com o meio cultural.

A importância deste projeto, seja em relação ao desenvolvimento cultural da cidade de Ilhota, salientando os seus benefícios sociais, o projeto trará para a produção e difusão de bens e serviços culturais, em suas características intrínsecas de originalidade, inovação estética, excelência e qualidade. Seja quanto à importância para a sociedade, referindo-se ao modo como o projeto trata em dar respostas a questões do acesso à democratização da cultura, a integração com outros agentes e criadores, a proximidade com seus públicos, e a oferta de alternativas qualificadas de lazer, são as razões justificamos assim os motivos pelo qual o projeto precisa de incentivo.

 

Objetivos gerais

  • Que o evento seja o porta voz para o desenvolvimento da cultura artística e torne-se referência nacional neste segmento.
  • O objetivo principal do festival é incentivar a produção e criação musical, principalmente da cidade de Ilhota, onde há muitos jovens talentosos e que precisam de um espaço para divulgar seu trabalho e inserir o município no cenário musical catarinense e brasileiro, como também divulgar as belezas naturais e especialmente sua principal atividade econômica, nosso título de Capital Catarinense da Moda Íntima e Linha Praia, instituída pela Lei Nº. 12.473 de 11/12/2002, sendo que o nosso maior objetivo é ter somente a participação de bandas de Ilhota.
  • Fomentar de forma pertinente a relevância do projeto como resposta a um problema da necessidade identificada de forma objetiva. Dar-se-á ênfase nos aspectos qualitativos, evitando dissertações genéricas sobre o tema.
  • As motivações metodológicas do projeto apontam aos resultados esperados com a sua realização de promover o acesso às técnicas musicais por parte do público não tradicionais e difundir manifestações culturais das mais diversas origens.

 

Objetivos específicos

Os objetivos específicos são metas quantificáveis e qualificais que permitam a avaliação do projeto ao seu final: ações a desenvolver, bens culturais a produzir, público a mobilizar, sendo elas:

  • Incentivar a produção e criação musical;
  • Revelar e divulgar novos talentos musicais em âmbito nacional;
  • Mobilizar e divertir a juventude da cidade;
  • Beneficiar a imagem da cidade de Ilhota;
  • Exposição fotográfica das edições anteriores;
  • Produção de filmagem do evento para geração de um documentário;
  • Exposição de desenhos e outras atividades artísticas desta natureza;
  • Semana cultural que promoverá a integração da sociedade e seu público-alvo, divulgando e interagindo através de oficinas culturais, palestras e workshops;
  • Realização de dois eventos que antecedam o Ilhota Rock Festival para promovermos e difundirmos os ideais do movimento e divulgação das ações sociais/culturais do patrocinador oficial do evento.

 

Público alvo

Pessoas em geral de todas as regiões do estado e do país, com foco maior na participação da juventude, principalmente da cidade de Ilhota.

Mas por que a focar a juventude? A juventude, por exemplo, sofre a falta de uma pre paração básica para a vida, não recebe diretrizes precisas que lhe determinem a conveniência de seguir uma con duta reta, conduta que deve ser ilustrada com imagens claras a respeito das responsabilidades que cada indivíduo assume, tanto na família como na sociedade. A juventude requer ser orientada; só assim não se haverão de malograr os esforços e a inteligência dos que amanhã, por sua vez, deverão preparar as gerações que lhes sucederão.

O fomento do estudo em todas as suas formas, das atividades sadias, do culto ao saber, à humanidade, à família, e, muito particularmente, do culto ao respeito que o indivíduo deve a si mesmo, ao que é seu, e ao respeito que deve aos demais e à propriedade alheia, é o fundamental para que tal orientação cumpra seu grande objetivo, que é o de formar na juventude a consciência cabal de sua responsabilidade perante a vida, seus semelhantes e o mundo.

%d blogueiros gostam disto: