Onze Gritos de Rock em Santa Catarina! Um pré-guia do maior festival integrado da América Latina


Grito Rock 2012 banner

Vem chegando o carnaval e com ele um dos eventos mais significativos para a música independente nacional, o Grito Rock! Capitaneado pela Rede Fora do Eixo, o festival em 2012 chega a sua décima edição ratificando o título de maior festival integrado da América Latina: serão 200 cidades em 14 países. Em Santa Catarina o Grito terá um grande reflexo, com 11 cidades se escalando para promoverem seus shows.

Curiosamente, o único Grito que acontece no carnaval é do nosso estimado Válvula Rock Pub, em Barra Velha. O restante está programado para março. Além de abrir várias oportunidades para os artistas barriga-verdes, o Grito deste ano proporcionará shows nacionais de ponta a nós catarinenses. Estão caminho de Santa Catarina bandas de peso no meio independente e muitas novidades, podem ter certeza.

Grito Rock Floripa (2011-03-19)

O Grito Rock é famoso por ser uma ótima oportunidade para as bandas menores, que ainda precisam fazer seu nome e mostrarem a que vieram. Por outro lado, é também um chamariz muito grande para atrair os produtores novatos, que querem arregaçar as mangas, mas precisam chamar a atenção de suas cidades para o movimento.

Além do fator divulgação, eis mais um ponto positivo. O Grito proporciona ao produtor poder escolher as bandas que estão dentro das suas condições, sem qualquer vergonha de não ter muito a oferecer. Através do portal Toque no Brasil, as bandas podem se inscrever nos eventos que querem participar, onde o produtor deixa claro o que tem condições de financiar, como cachê, transporte, hospedagem e alimentação.

Grito Rock Floripa (2011-03-19)

Como organizador do Grito Rock Itajaí no ano passado, pude comprovar que a magnitude latina chama a atenção da imprensa. Em cinco anos de produção, nunca dei tantas entrevistas nos meios locais e estaduais como no Grito. Até mesmo colegas da faculdade de jornalismo que trabalhavam em emissoras da cidade só descobriram o meu “hobby” como produtor por causa do Grito Rock. Neste ano o festival volta a Itajaí e faremos a primeira edição de Barra Velha, onde desde dezembro nos estabelecemos com o Válvula Rock Pub.

Abaixo um calendário e algumas informações extras para você escolher onde vai gritar rock em Santa Catarina. Um pré-guia do Grito Rock:

Grito Rock Floripa (2011-03-19)

Fevereiro

18 – Sábado:

  • Barra Velha: O carro abre alas do Grito Rock em Santa Catarina vem junto com a primeira experiência do festival em Barra Velha. Uma atração nacional, uma estadual e uma banda local devem ser escaladas. O evento rola durante a tarde.

Março

8 – Quinta-feira

FlorianópolisA fórmula do Grito Rock Floripa na UFSC deu tão certo no ano passado que o Coletivo Cardume irá repetir a dose. Dessa vez os organizadores oferecem só uma vaguinha para o evento, que em 2011 reuniu mais de 4 mil pessoas. As bandas podem tentar a sorte até dia 15. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-florianopolis-2012/.

10 – Sábado

  • LagesA Serra Catarinense pela primeira vez faz parte da rota do Grito Rock, graças ao esforço da banda Os Americanos. A empolgação com o evento foi tanta que os organizadores ampliaram para dez vagas no show, que ficam abertas aos postulantes até esta sexta-feira, dia 10. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-lages-2012/.
  • CriciúmaO Sul esteve representado por Urussanga em 2011 e agora passa a bola para Criciúma, onde o Coletivo de artistas Murro toma a frente do Grito Rock. São sete vagas esperando para serem preenchidas até o dia 16. Informações dão conta que uma das melhores bandas independentes deste país está de malas prontas para desembarcar por lá. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-criciuma-2012/.
  • Jaraguá do SulAs meninas da Motriz Produções saíram na frente e já divulgaram a sua lista de atrações para  o primeiro Grito Rock do seu currículo. Especialistas no punk e hardcore, as produtoras selecionaram as catarinas Rejects SA, Fatal Blow e Estado Deplorável, além da paulista Paura, para fazerem o barulho no Espaço Oca.

16 – Sexta-feira

17 – Sábado

  • Chapecó: Organizado pelo grupo do Entrevero Rock, que volta e meia agita a cena local, o Grito Rock vai tomando forma pela primeira vez na cidade. O oeste tem uma tradição róque e não deve decepcionar.
  • Ilhota: Terra do saudoso Ilhota Rock Festival, o Grito não poderia ser organizado por outro grupo que não a organização do folclórico festival. São 5 vagas para tocar, podendo se inscrever até este domingo. Inscrições: http://tnb.art.br/oportunidades/grito-rock-america-latina/grito-rock-ilhota-2012-2/.
  • Rio do SulO Coletivo Barriga Verde, que em 2011 realizou um senhor Grito Rock, aos poucos vem se reabilitando das enchentes que invadiram sua sede em setembro. Ainda sem muitas definições sobre o evento, a turma do coletivo tem realizado reuniões públicas para traçar os rumos desta edição.
  • Itajaí: Apesar de inicialmente ter anunciado o dia 3 com data do seu Grito Rock, o Válvula deve confirmar ainda essa semana a alteração para 17, facilitando assim a rota da tour de bandas de fora pelo Estado. O público não vai se arrepender nem um pouco. Bandas locais completarão o line-up.

18 – Domingo

Obs: Se esquecemos de alguma cidade, ou alguma informação do mini-guia estiver incorretas, mandem para contato@valvularock.com.br que corrigiremos assim que possível!

2 Respostas to “Onze Gritos de Rock em Santa Catarina! Um pré-guia do maior festival integrado da América Latina”

  1. […] site ilhotarockfestival.com você pode conferir a programação completa dos Gritos aqui no […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: