Válvula Rock lança selo virtual nesta sexta-feira, com disco novo da banda Dramaphones


O site Válvula Rock, portal especializado em música catarinense, lança nesta sexta-feira, dia 27, mais uma plataforma de divulgação e valorização da música autoral do Estado. O selo virtual Válvula Rock Discos irá lançar álbuns e EPs de bandas barriga-verdes para download de forma gratuita na web. O primeiro lançamento será o disco Temporal, da banda Dramaphones, de Rio do Sul. Ele estará disponível para download e audição a partir das 14h de sexta-feira. Junto com as músicas, o arquivo virá com o encarte completo. O endereço do selo é: www.valvularock.com.br/discos.

Para a equipe do site, esta é mais uma forma de oxigenar o cenário da música autoral catarinense, auxiliando no lançamento e na divulgação de bandas que merecem ter o seu trabalho reverberado. Com o selo virtual, o objetivo é agregar cada vez mais grupos ao projeto e incentivar a produção com qualidade e profissionalismo no Estado.

“As parcerias com bandas fazem parte da história do Válvula Rock, já lançamos alguns singles e até criamos sites especiais, como aconteceu com a SC Tour da Cassim&Barbária, no ano passado. Agora estamos fazendo algo maior, que é lançar discos completos, ampliando o alcance da música catarinense através dos mecanismos de divulgação do Válvula”, acredita Anderson Davi, um dos idealizadores do portal.

O disco ‘Temporal’ foi gravado em Curitiba entre os meses de janeiro e maio deste ano. Com 13 faixas, ele quebra um hiato de dois anos em estúdio da Dramaphones, reunindo músicas que já eram tocadas em shows e outras canções inéditas. O primeiro single do álbum, ‘Isopropanol’, foi lançado no Válvula Rock no último mês. O grupo circula com facilidade entre o rock e o pop, com influências de grandes nomes que se destacaram na última década, como The Strokes, Arctic Monkeys e Los Hermanos.

A Dramaphones participou em abril da festa de lançamento do Prêmio Válvula de Rock Catarinense. Durante 17 dias foram mais de 3500 votos e o resultado será divulgado na primeira quinzena de junho. A proposta é fazer uma festa para as bandas do Estado, onde serão conhecidos os vencedores. O projeto inicial era realizar esta festa em maio, mas dificuldades de agenda da equipe do site ocasionaram em um adiamento.

Os selos

Os selos surgiram como repartições de gênero musical dentro de grandes gravadoras. Entretanto, o termo também se adaptou às gravadores autônomas de menores proporções. Estas foram, durante décadas, o principal meio de divulgação de bandas alternativas no mercado fonográfico mundial, atingindo um público dirigido, que encontravam através dos catálogos dos selos as novidades dos estilos musicais de sua preferência.

Com a evolução das tecnologias e o advento da internet, que derrubou o sistema do mercado fonográfico vigente até então, os selos também precisaram migrar para a web, encontrando alternativas para se manter ativos. Surgiu então então o modelo virtual, se pautando no download dos álbuns. Embora as bandas tenham se tornado ainda mais independentes e com ferramentas gratuitas para divulgar seu trabalho por conta própria, os selos continuam sendo referência para o público que procura por novidades, mantendo o papel de vitrine dos grupos alternativos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: