Steve Wynn: Northern Aggression


Steve Wynn - Northern AggressionSteve Wynn é um guitarrista veterano pouco conhecido no hemisfério sul. Norte-americano da Califórnia, Wynn iniciou a carreira liderando a banda Dream Syndicate nos anos 1980 e hoje segue produtivo e mais ativo na Europa do que em seu continente natal.

O músico, que já passeou por diversos estilos diferentes ao longo dos quase 30 anos de estrada, tem os pés fincados no Rock and Roll e o repertório do novo disco, “Northern Aggression”, não deixa dúvidas quanto ao entusiasmo de Wynn com o estilo que já foi decretado morto, mas que continua vivo.

O álbum foi gravado novamente com o apoio da banda The Miracle 3, a mesma com quem havia lançado “Here Come the Miracles”, álbum de 2001 que deu novo impulso à carreira do músico, apagada na década anterior. A banda é formada por Jason Victor (guitarra e teclados), Linda Pitmon (bateria) e Dave Decastro (baixo).

Ainda que o título faça uma referência geográfica ao norte dos EUA (com origens na Guerra Civil norte-americana), há muitas influências sulistas em “Northern Aggression”: repare em “The Death Of Donny B” e em “We Don’t Talk About It”, por exemplo.

“Northern Aggression” soa cru em muitos momentos, mas a produção é cuidadosa com detalhes. Assim, as distorções das guitarras em “Resolution” ou na já citada “We Don’t Talk About It” podem soar agressivas, mas não deixam de lado a melodia.

Mesmo quando o quarteto desascelera o ritmo e a canção se torna arrastada, como é o caso de “Consider The Source” e “St. Millwood”, o disco não perde a “verve” rock and roll – é quando tudo soa um tanto psicodélico, trazendo à tona influências dos anos 60 e 70.

Vale mencionar que as canções soam atemporais: nem datadas, nem exatamente modernas. Poderiam ter sido escritas há décadas ou na semana passada. “No One Ever Drowns”, aliás, é a prova disso. A canção foi escrita por Wynn há 30 anos, mas é como se fosse nova: fresca, pungente, viva. Essa é a beleza da boa música de “Northern Aggression”.

Northern Aggression

  1. Resolution.
  2. We Don’t Talk About It.
  3. No One Ever Drowns.
  4. Consider The Source.
  5. Colored Lights.
  6. The Death Of Donny B.
  7. The Other Side.
  8. Cloud Spitter.
  9. St. Millwood.
  10. On The Mend.
  11. Ribbons And Chains
  • Selo: Yep Roc Records.
  • Ano de lançamento: 2010.

Abaixo, o making of de “Northern Aggression” (em inglês, sem legendas com trechos das canções).

 

Fonte: Escrito por Lizandra Pronin, da redação TDM.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: