Em busca da sonoridade dos Beatles? Dicas de produtos


Em busca da sonoridade dos BeatlesDe violões da Gibson, lançados recentemente em comemoração aos 70 anos de John Lennon, a softwares simuladores, conheça o arsenal para chegar mais perto do som do quarteto de Liverpool.

Para quem é músico, fã de tecnologia e, de quebra, curte o som dos Beatles, as opções do mercado em produtos musicais que remetem ao som do grupo são muitas. Um exemplo claro disso é o software “Fab Four Virtual”, noticiado no Overdubbing, que é desenvolvido pela empresa East West Sample. A qualidade do programa impressiona até mesmo os mais exigentes produtores musicais, recriando com realismo a sonoridade dos instrumentos e equipamentos da banda inglesa.

Equalizador EMI RS127O pacote inclui sons de bateria, simulação de amplificadores de guitarra e baixo da época, entre outros recursos que fazem qualquer aficcionado voltar no tempo, mesmo que de forma completamente digital. Para se ter uma ideia da dimensão do projeto de concepção e desenvolvimento do “Fab Four Virtual”, vencedor do “M.I.P.A. 2007” (uma espécie de oscar da indústria da música), foi investido mais de U$1 milhão em instrumentos vintage e equipamentos, iguais aos utilizados originalmente pela banda em gravações no período entre 1963 e 1967, para tornar o software realmente convincente.

Equalizador RS135 EQOutra empresa que, mesmo de forma indireta, também investiu na “alma” sonora dos Beatles foi o Abbey Road Studios, com o conjunto de plug-ins que leva o mesmo nome do estúdio londrino. Pelo site www.abbeyroadplugins.com são comercializados três tipos específicos de plug-ins. São eles o “TG Mastering Pack”, que emula ferramentas clássicas de masterização, como o equalizador “TG 12412”, de quatro bandas, além dos consoles “TG12410” e “TG12414”; o “TG 12413 Limiter”, representando os mesmos tipos de compressores utilizados pelos Beatles e pelo Pink Floyd, no disco “Dark Side of the Moon” e o “Brilliance Pack”, fornecendo digitalmente os “EMI RS127” e “RS135 EQ”, equalizadores desenvolvidos no início da década de 60 que trabalhavam em conjunto com o raro “mixer REDD”.

Violão John Lennon da Gibson (Violões da série Imagine)Agora, se a sua praia for realmente instrumentos de verdade, a Gibson lançou em outubro de 2010 uma linha de violões da série Imagine em homenagem aos 70 anos de John Lennon. Cerca de 70 unidades foram confeccionadas na fábrica da Gibson, em Montana nos EUA, sendo que sete instrumentos devem ser enviados ao Brasil por meio da importadora “Royal Music”, representante oficial da Gibson no Brasil. Abaixo, uma matéria especial do Overdubbing em vídeo sobre o Lennon Bus, um ônibus que roda os EUA para ensinar crianças e adolescentes a gravar e editar áudio. Um verdadeiro estúdio sobre rodas.

 

Fonte: Site do Overdubbing.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: