Ilhota entra na cena cultural da região com rock e terno de reis


Terno de ReisO Ilhota promoveu na sexta-feira do dia 03/12 o IV Festival de Terno de Reis da cidade, tradicional evento que acontece anualmente na cidade e sempre no primeiro final de semana de dezembro. O espetáculo reuniu nove grupos de diversas cidades da região: Luz Divina do Oriente, Amigos de Blumenau, Louvores Divinos, Herdeiros do Reino, Família Dias, Estrela do Oriente, Sonho Natalino, Taquaras e Sinos de Belém. Cerca de 400 pessoas assistiram as apresentações e o local foi o tradicional Salão Paroquial, lendário lar do Ilhota Rock Festival.

O terno de reis não se resume ao que acontece no centro da cidade. O mais poplar deles é o que acontece na comunidade do Baú Baixo que promove o verdadeiro festival a tantos anos e bem próximo a data de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro, cuja esta edição deve acontecer no dia 8 de janeiro (acho eu!).

 

Apresentação do grupo de Terno de Reis da Família Dias de Blumenau

Terno de Reis em Ilhota

Abaixo, uma matéria chupada do blog Ouve Aqui, assinado por Mariana Müller Censi.

Terno de Reis pra quem não sabe é quando grupos de músicos que vão de casa em casa, desde o início da noite até o amanhecer, cantando a história dos três Reis Magos durante o caminho que eles percorrem do dia 25 de dezembro, nascimento do menino Jesus, até o dia 6 de janeiro, que é quando o encontram em Belém. “A apresentação se divide em três partes. Na chegada, saúdam os donos da casa e pedem licença para entrar. No segundo ato, louvam o menino Jesus em frente ao presépio. A cantoria é interrompida quando o dono da casa, seguindo o exemplo dos Reis Magos, presenteia o grupo com bebidas e comidas. A apresentação se encerra com o agradecimento e despedida. Segundo a cultura popular quem recebe o Terno de Reis em sua casa é abençoado”. (Fonte: Conselho Municipal de Itajaí).

IV Festival de Terno de Reis em IlhotaEm Ilhota acontece, há quatro anos, o Festival de Terno de Reis. Foi criado e idealizado pela secretaria de turismo da cidade que se inspirou em outro festival que já acontecia no bairro Baú Baixo. O sistema do Festival funciona assim: Os grupos de Ilhota e toda região são convidados a participar. No dia do evento, cada grupo preenche uma ficha de cadastro e tem que ter em mão um release da equipe. As apresentações são feitas por ordem de chegada; e, por ser um festival, não há vencedores, mas cada grupo Leva pra casa um violão.

Abaixo, um vídeo do Grupo Taquaras, de Balneário Camboriú.

 

Fontes: Site da Prefeitura de Ilhota e Blog Ouve Aqui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: