Movimento Cultura Brasil apoia Juca no MinC


Fica JucaDesde que, com a eleição da presidente Dilma Roussef, começaram as especulações sobre a sucessão no Ministério da Cultura, o Movimento Cultura Brasil acompanha de perto todas as articulações dos possíveis candidatos à pasta a partir de 2011.

Como blog de cultura (clique aqui), acreditamos ser nossa obrigação conhecer a fundo a área que retratamos. E é esse conhecimento que nos faz defender publicamente a permanência de Juca Ferreira como titular do Ministério da Cultura.

Ao lado de Gilberto Gil e depois no comando do MinC, Juca transformou uma pasta sem expressão e quase sem orçamento  num audacioso engenho de promoção e valorização da diversidade cultural brasileira.

Nesses oito anos, a equipe do MinC, liderada por Ferreira, conseguiu:

  • Multiplicar os recursos destinados à área.
  • Refundar as bases do entendimento de cultura, ampliando a abrangência do conceito e da ação governamental.
  • Enxergar genuinamente a nossa diversidade, permitindo-se sair do eixo Rio-São Paulo e contemplar o Brasil em toda sua complexidade.
  • Desenvolver programas e abordagens inovadoras, tornando o nosso país respeitado e admirado em todo o mundo no campo da cultura.
  • Promover uma vitalidade cultural nunca vista na história do país.

Juca FerreiraPela primeira vez, discute-se abertamente e para valer políticas públicas de cultura. Pela primeira vez, a cultura brasileira tem um Plano Nacional debatido com a sociedade e aprovado pelo Congresso.

São tantas “inaugurações” políticas e programáticas realizadas pelo MinC em prol da cultura no país que seria exaustivo e inconclusivo listá-las aqui.

O importante é constatar que esta gestão do MinC transformou definitivamente o papel do Estado em relação à cultura. E estabeleceu um ponto sem retorno, um patamar digno para ação governamental nesse campo.

Os motivos que levam o Movimento Cultura Brasil a apoiar a continuidade de Juca Ferreira à frente do MinC não são os temores que a cultura do país ande para trás; é, sim, a certeza de que a sua liderança pode levar o Brasil a dar novos saltos.

Fica Juca!

 

Videozinho

Entrevista Sérgio Mamberti no Dia Internacional do Teatro

 

Fonte: Blog do Movimento Cultura Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: