As 10 táticas para transformar informação em ação


Casa da cultura digital - Mussum“10 táticas” mostra como o uso de aplicativos e plataformas de redes sociais como Google Earth, Twitter e Facebook podem ser usados para transformações sociais positivas. O filme apresenta dez estratégias para transformar informação em ação, sendo especialmente importante para os interessados nos usos de novas mídias, ativistas e militantes, em geral.

Stephanie Hankey, co-fundadora da ONG Tactical Technology Collective, realizadora do filme, explica: “A tecnologia e as mídias sociais revolucionaram a comunicação e a maneira de criar campanhas por causas locais ou globais. Podemos ver o poder dessa nova forma de comunicação na maneira como se acenderam os holofotes para a opressão sofrida pela população do Iraque e da Birmânia, recentemente, o que fez pressão nos governos daqueles países.”

“Usar tecnologia e mídias sociais também podem, no entanto, apresentar riscos enormes para os indivíduos em termos de segurança e visibilidade. Por isso, o filme fornece conselhos práticos por meio de histórias inspiradoras de grupos de direitos humanos que têm usado a tecnologia para maximizar o impacto do seu trabalho”, diz.

São contados casos de 25 ativistas de todo o mundo que têm usado com sucesso informações e tecnologias digitais para criar mudanças positivas. Isso inclui a história de Noha Atef, cujo blog, TortureinEgypt.net levou a libertação de prisioneiros inocentes no Egito. Na Índia, Dina Menezes explica como era fazer parte de um grupo que utilizou o Twitter para conseguir doadores de sangue e outras ajudas essenciais aos hospitais durante os ataques terroristas de Mumbai.

No Brasil, “10 táticas” foi exibido pela primeira vez no final de 2009 na Escola de Comunicação da UFRJ e agora chega a São Paulo para ser discutido e debatido na Casa da Cultura Digital. A roda de conversa sobre ciberativismo já tem a presença garantida do sociólogo e ativista Sérgio Amadeu, do presidente do Laboratório Brasileiro de Cultura Digital, Claudio Prado, do jornalista Rodrigo Savazoni, entre outros.

 

As 10 táticas

  1. Mobilize pessoas.
  2. Testemunhe e grave.
  3. Visualize sua mensagem.
  4. Amplifique histórias pessoais.
  5. Adicione humor.
  6. Investigue e exponha.
  7. Saiba trabalhar dados complexos.
  8. Use a inteligência coletiva.
  9. Permita que as pessoas façam perguntas.
  10. Administre seus contatos.

Assiste ao filme “10 táticas para transformar informação em ação” clicando aqui e debate sobre infoativismo.

 

Fonte: Casa da Cultura Digital.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: