Superguidis exportação, uma máquina de hits


SuperguidisA Superguidis firmou-se como uma das principais bandas do rock brasileiro com seu segundo disco, lançado em meados de 2007.

Depois de terem participado de praticamente todos os festivais nacionais, resenhas positivas e um super elogio do guitarrista do Guided By Voices, a banda lança o terceiro álbum, volta de um novo festival em Buenos Aires e começa uma turnê em várias capitais brasileiras.

SuperguidisDe tempos em tempos aparece alguma banda pelo Brasil afora disposta a sacudir o marasmo do rock nacional.  A maioria delas aparece no minado terreno underground, sendo levada aos trancos e barrancos até ser descoberta por outra banda maior, muitas vezes tarde demais.

Nos anos 1990, muitas garagens tremeram com o som dos paulistas do Pin Ups, Mickey Junkies, Killing Chainsaw, os brasilienses Oz e Low Dream e os cariocas Dash, Beach Lizards e Second Come.  Todas cantando em inglês… afinal, essa era a moda da época.  Sem internet, sem celular, sem CD… tempo das fitas demo, fanzines xerocados e correspondências através de cartas. Dessa leva, talvez o Second Come tenha sido a que mais conseguiu destaque e, provavelmente, a banda teria se transformado em um novo Nirvana ou Pixies tupiniquim, não fosse o finado vocalista Fábio tão arredio.

SuperguidisHoje, já temos um cenário todo modificado: redes sociais, blogs, fotologs, orkuts, facebooks, formsprings, myspaces, youtubes da vida, e nada do sotaque da terrinha da rainha e dos pubs.  Contudo, mesmo com todas essas “facilidades” para a autopromoção, temos a sensação de que existiam mais bandas na década passada.  Para essa temática, rolaria até outra matéria.

O fato é que desde a época do Second Come não surgia uma banda nacional de rock que fosse tão legal ao ponto de levar uma “galera” pra sacudir nos shows como a Superguidis. Vale informar que o nome da banda foi criado a partir de uma gíria gaúcha para um par de tênis, e vem de uma cidadezinha chamada Guaiba, que fica mais ou menos a 30 quilômetros de Porto Alegre.

A banda é formada por Andrio Maquenzi (voz e guitarra), Lucas Pocamacha (guitarra e voz), Diogo Macueidi (baixo) e Marco Pecker (bateria). Surgiu em 2003, quando lançaram o EP “O Véio Máximo”, com influências de Guided by Voices, Weezer e Pavement.  Em 2004 saiu mais um EP “Ainda sem nome”, que no mesmo ano foi compilado no “Pacotão”, junto com o EP do ano anterior. Somente em 2006 os meninos lançaram o primeiro petardo oficial, Superguidis, pela Senhor F.

SuperguidisA Superguidis firmou-se como uma das principais bandas do rock brasileiro com seu segundo disco, “A Amarga Sinfonia do Superstar”, lançado em meados de 2007, com a produção de Philippe Seabra. O disco também foi lançado no exterior e consolidou o espaço conquistado com o primeiro álbum, confirmando o perfil de uma banda de carreira, com talento e fôlego autoral, além de abrir novos horizontes musicais e de público para a banda.

Depois de terem participado de praticamente todos os festivais nacionais, como o Humaitá Pra Peixe (RJ), Abril Pro Rock (PE), Porão do Rock (DF), MADA (RN), Bananada (GO), Calango (Cuiabá MT) e também no exterior, em países como Argentina e Uruguai, além de resenhas positivas no Clarín, Rolling Stone, Folha de SP e um super elogio do guitarrista do Guided By Voices, a Superguidis lança o terceiro CD, volta de um novo festival em Buenos Aires e começa uma turnê em várias capitais brasileiras.

Ao vivo eles são melhores ainda.  Com sua fábrica de hits e com uma energia incrível, costumam bombardear o público, que sabe todas as letras do início ao fim, entoadas com paixão e fúria.  Taí uma banda maneira!  Se você ainda não os assistiu ao vivo, não deixe de acompanhar a agenda dos caras para saber quando estarão próximo de você.  Vida longa aos Guidis!

Formação da banda

  • Adriano Maquenzi, voz e guitarra.
  • Lucas Pocamacha, guitarra e vocais.
  • Diego Macueidi, baixo.
  • Marco Pecker, bateria.

Links das redes sociais

Contatos dos Guides

Produtora Senhor F. (51) 9246-0676 / 9769-8449. Produção & shows, Ernando Daitx ernandodaitx@hotmail.com.

Escrito por Marcos Araújo do portal Rock Press.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: