O que pode e o que não pode num museu?


MuseuQuem vai a um museu deve seguir algumas regras durante a visita. Certas coisas são permitidas. Outras, proibidas. Não é permitido tocar nos objetos, pois cada vez que alguém põe a mão numa peça está contribuindo para que ela se desgaste. Exagero? Então, pense que milhares de pessoas passam por ano em um museu. E imagine que cada uma delas coloque a mão em um objeto. Ao final de alguns anos, poderia acontecer o mesmo que é verificado hoje no pé de uma escultura de mármore que está no Vaticano, em Roma: ele está arredondado, parece até que foi lixado. Além disso, nossa mão produz uma espécie de gordura que fica em tudo o que tocamos. Esta ‘gordura’ também prejudica os materiais, diminuindo seu tempo de duração.

Interior do Museu dOrsayOs visitantes de um museu também não podem tirar fotografia. A luz desbota e desgasta alguns dos objetos expostos – principalmente tecidos e papel – pois contém raios ultravioletas, os mesmos emitidos pelo Sol, mas em menor quantidade. Há até algumas exposições que ficam em salas escuras com apenas uma luz em cima do objeto, para que a gente possa vê-lo. Geralmente, essa iluminação é especial, para garantir a conservação. A luz emitida pelo flash das câmeras também prejudica os quadros, as esculturas e qualquer outro objeto ou documento exposto em um museu, pois provoca reações químicas que alteram a aparência das obras. Os quadros, por exemplo, com o passar do tempo, vão descolorindo e ganhando pequenas rachaduras que fragmentam a imagem pintada.

Comer no museu também não é uma boa idéia, porque algumas pessoas deixam cair comida no chão. E ninguém gosta de passear em lugar sujo, não é verdade? Por isso, é melhor deixar o lanche para a saída. Mas falar pode, desde que não atrapalhe ninguém. Perguntar também está liberado. Quanto mais a gente observa, mais perguntas vão surgindo. E, para aproveitar a visita, é preciso olhar as coisas com atenção, para podermos dar nossa própria opinião.

Interior do museu de eremitérioEstas regras só valem para os museus tradicionais, aonde vamos somente para apreciar o que está exposto. Existem ainda os museus interativos. Nesses, todo mundo pode experimentar e mexer em tudo. Agora que você já sabe como se comportar em um museu, é só ficar atento à programação da sua cidade e aproveitar!

Chupado do Info Jovem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: