A história dos logotipos de estúdios de cinema


Logotipos de estúdios de cinemaAs luzes apagam-se. Os anúncios passam. De repente, uma fanfarra familiar começa a tocar e no ecrã surge o logotipo do estúdio responsável pelo filme: o leão da “Metro-Goldwyn-Mayer”, a senhora da “Columbia Pictures”, a montanha da “Paramount Pictures”. Muitas vezes vimos estes logotipos e não lhes prestamos atenção, no entanto, fazem parte da experiência cinematográfica. Quem imaginou e produziu estes breves, mas familiares momentos? Quais as histórias por detrás destas imagens?

O século XX viu nascer o logotipo corporativo e este tornou-se num símbolo poderoso, que cria no consumidor uma identificação instantânea com a marca, transmitindo-lhe, inconscientemente os seus valores. Os estúdios de Hollywood fizeram parte desta prática desde o seu início, tendo-se inspirado nos programas de teatro e de variedades, em que cartões identificavam os intérpretes antes do começo do espetáculo.

Os primeiros filmes apresentavam apenas um cartão com o nome da produtora, o seu logotipo e, por vezes, uma frase sobre os direitos de autor. Com o aparecimento das produtoras independentes, por volta de 1909, os créditos iniciais foram evoluindo, passando a surgir também os nomes dos atores e, mais tarde, realizadores, diretores de fotografia, argumentistas, entre outros. Por esta altura, começa o hábito de se separar o logotipo da produtora dos restantes créditos, ganhando aquele um espaço próprio no início de cada filme.

É também por esta altura, que surgem os primeiros logotipo em movimento, ao contrário dos restantes que eram desenhos. Aqueles eram mais complicados de produzir e tinham de ser recriados para cada filme produzido, o que se tornava muito oneroso (no início do século XX, cada estúdio produzia, em média, cerca de 100 filmes por ano). Para resolver o problema, o logotipo era filmado uma vez, copiado e colocado no início da primeira bobine de cada filme. Uma prática que se mantém até aos nossos dias. Com o advento do cinema sonoro, alguns estúdios adicionaram som e fanfarras aos seus logotipos, como foi o caso da 20th Century-Fox e da RKO Radio Pictures.

Conheça, de seguida, as histórias dos logotipos dos mais carismáticos estúdios de Hollywood.

Metro-Goldwyn-Mayer

Metro-Goldwyn-MayerDe todos os logotipos, o da Metro-Goldwyn-Mayer é o mais conhecido e carismático de todos, sendo um dos que menos alterações sofreu ao longo dos anos. A sua origem remonta a 1918 e foi criado pelo publicista “Howard Dietz” para a “Goldwyn Pictures”. A versão do logotipo, tal como a conhecemos, foi utilizada em 1925, quando da nova designação do estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer.

Embora ao longo dos anos tenham sido filmadas diversas versões de Leo (nome por que ficou conhecida a mascote do estúdio, o leão), nenhuma alterou substancialmente o logotipo, nem mesmo quando filmaram a versão em “Cinemascope”.

Em 1966 e seguindo a moda da época, o carismático leão foi substituído por uma imagem estilizada, mas o protesto de fãs e acionistas fizeram a administração do estúdio recuar, mantendo o antigo até aos dias de hoje.

20th Century Fox

20th Century FoxEmbora não tão carismático como o da Metro-Goldwyn-Mayer, o logotipo da 20th Century Fox é também uma das mais conhecidas imagens de marca de Hollywood. Criado pelo artista “Emil Kosa, Jr.” em 1933, para a 20th Century Pictures, o logotipo do estúdio tem como ponto forte a fanfarra que o acompanha e que foi criada pelo então diretor musical da “United Artist”, “Alfred Newman”.

Em 1935, a 20th Century Pictures funde-se com a “Fox Film Corporation” e “Kosa’ redesenha o logotipo de forma a incorporar o nome da nova empresa: 20th Century-Fox. Durante essa década o logotipo não sofreu grandes alterações e só com a versão em Cinemascope (a 20th Century-Fox foi o primeiro estúdio a ter uma versão a cores do seu logotipo) é que este sofre a sua primeira grande alteração, novamente por Kosa: o edifício é redesenhado e o fundo passa a ser um crepúsculo.

Durante um pequeno período no início da década de 70, os filmes do estúdio deixaram de apresentar a sua imagem de marca, mas, à semelhança do que aconteceu com a Metro-Goldwyn-Mayer, também a administração recuou na decisão, perante os protestos de admiradores e acionistas.

Em 1994, foi realizada a atual versão computadorizada e muito embora as diferentes versões ao longo dos anos, a fanfarra foi praticamente sempre a mesma criada por Alfred Newman.

Columbia Pictures

Columbia PicturesA “Senhora Columbia”, a personificação da América, surgiu pela primeira vez em 1924 e foi inspirada por uma debutante num “pôster” de propaganda anti-Alemanha. Embora diversas atrizes tenham, ao longo dos anos, afirmado que serviram de modelo para o logotipo, a verdade é que nem o próprio estúdio tem registros do processo.

No logotipo que surge no início do filme “Uma Noite Aconteceu” (1934), a “Senhora Columbia” surge envolta numa tonga, segurando uma tocha e com a bandeira dos Estados Unidos à sua volta. Nesta versão, as letras do estúdio surgem já esculpidas em maiúsculas, o fundo é negro e a senhora está apenas de pé.

Cinco anos mais tarde, uma nova versão do logotipo surge com o filme “Peço a Palavra” (1939) e é já muito diferente: a “Senhora Columbia” surge em cima de um pedestal, a sua figura é mais elegante, a bandeira norte-americana é menos visível, nuvens substituem o anterior fundo negro e apenas surge a palavra Columbia.

Ao longo das décadas seguintes, o logotipo sofre diversos retoques, mas nada que o altere significativamente. Em 1976 dá-se a maior das alterações do logotipo, com a “Senhora Columbia” a desaparecer por completo e substituída por um desenho dos raios da tocha.

Em 1982, a Coca-Cola compra o estúdio e “7” anos depois a “Senhora Columbia” regressa como imagem de marca, mais curvilínea que nunca, havendo quem dissesse que a silhueta da senhora era semelhante a uma garrafa de Coca-Cola.

Com a compra do estúdio pela japonesa Sony, o logotipo regressa às origens, com uma imagem clássica, mas atualizada aos tempos modernos. Como curiosidade refira-se que nesta versão o rosto final, embora baseado numa modelo norte-americana, é uma composição computadorizada.

Paramount Pictures

Paramount PicturesA montanha Paramount é o logotipo mais antigo dos estúdios de Hollywood, tendo sido escolhida pelo criador da empresa em 1914. No entanto, o primeiro filme onde é possível ver o logotipo sozinho e em toda a sua grandeza é no filme “Asas” (1927), curiosamente o primeiro a ganhar um Óscar de melhor filme.

Ao longo das décadas, o logotipo da Paramount Pictures foi sofrendo alterações, o mais importante em 1953 quando o estúdio fez uma versão para ecrãs panorâmicos: o artista “Jan Domela” criou uma montanha maior, mais colorida e com mais paisagem à sua volta.

Entre 1954 e 1956, o logotipo ganhou uma fanfarra, tendo esta versão sido exibida apenas com os filmes produzidos no sistema “VistaVision”. Na década de 70, o logotipo ganha uma versão estilizada e em 1987 é criada a versão computadorizada, quando do 90º aniversário do estúdio.

Warner Bros.

Warner Bros.A origem do logotipo da Warner Bros. perdeu-se no tempo e um dos primeiros filme onde é possível ver o escudo é no filme “Cantor de Jazz” (1927), o primeiro filme sonoro da história do cinema.

Muito embora as suas muitas alterações ao longo das décadas, o escudo manteve-se sempre como imagem de marca do estúdio. A exceção foi o início da década de 30, em que o escudo foi substituído por bandeiras, mas regressou em 1935. A acompanhar as diversas alterações corporativas da empresa, o logotipo, mantendo o escudo, foi sendo alterado de forma a refletir os diversos nomes da empresa: do “W7” da Warner Bros. – Seven Arts até ao simples “W” da Warner Comunications.

Na década de 80, o logotipo original regressou também como imagem de marca da empresa subsidiária do estúdio, a Warner Bros. Family Films. De forma a refletir os filmes familiares desta empresa, o seu logotipo era constituído pelo escudo original da Warner e por… “Bugs Bunny”. O mais recente logotipo é feito em computador, mostrando os edifícios do estúdio refletidos no escudo.

RKO Radio Pictures

RKO Radio PicturesO símbolo da RKO foi criado em 1929 por “Linwood G. Dunn”, que recriou uma miniatura do logotipo (uma antena em cima de um globo a girar) e o filmou através de paredes de vidro onde tinham sido desenhadas nuvens. Desde a primeira versão do logotipo que se consegue ouvir os famosos sons de código morse “A Radio Production”. Desde então o logotipo tem-se mantido praticamente o mesmo, sendo o que menos alterações sofreu ao longo dos anos. Em 1994, os novos donos da RKO produziram uma versão computadorizada do logotipo, mas esta nova versão deixou de ter o som do código morse.

Universal Pictures

Universal PicturesO desaparecimento ao longo dos anos de muitos dos primeiros filmes da história do cinema, não permite saber quando é que o logotipo da Universal Pictures foi utilizado pela primeira vez. No entanto, existem registros da existência de um logotipo da empresa em publicidade da década de 20 e que o mesmo terá sido utilizado em filmes dessa década.

A primeira versão que se conhece do logotipo consiste numa globo feito em plástico, rodeado de estrelas e com um avião a andar à sua volta. Esta versão, em que se pode ouvir o som do avião, terá sido produzida quando do advento do cinema sonoro, sendo possível vê-lo em filmes do início da década de 1930.

Ao longo dos anos, e de forma a acompanhar as diversas inovações tecnológicas, o logotipo da empresa foi sendo atualizado, nomeadamente com versões a cores, em “Cinemascope” e, mais recentemente, com uma versão computadorizada, embora a versão com o avião apenas tenha sido produzida a preto e branco. Para comemorar o seu 75º aniversário, o estúdio produziu, em 1989, uma versão que utilizou apenas nos filmes distribuídos nesse ano e que incluía um resumo de todas as versões anteriores.

Chupado do blog http://www.chambel.net/.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: