Horário eleitoral


Horário eleitoralComeça hoje o horário eleitoral gratuito de rádio e TV, onde candidatos a regência do poder para os próximos quatro anos começam a prestar seus depoimentos, suas demagogias e suas táticas publicitárias para pescarem o eleitor em dúvida ou até tentar mudar a opinião de outros a seu favor.

Plínio de Arruda SampaioPolítica hoje é um mercado em expansão, candidatos são produtos a serem ofertados através de muito marketing investido e são fabricados pelas marcas que os criam e os lançam na ordem pública, sendo os partidos.

Já não é de hoje que o apelo “marqueteiro” compõe parte das campanhas eleitorais no país, o investimento em cima desta tática cresce cada vez mais a cada eleição, onde vale tudo, desde a auto-propaganda até a divulgação de maus costumes de opositores. João Saldanha, que depois de ganhar junto à campanha Lula, se tornou um dos mais influentes “marqueteiro político”, virando até conselheiro do presidente, que agora oferece seus serviços a candidata Dilma Rousseff, que especula sua candidatura em cima da imagem do próprio Luiz Inácio, sendo este o ponto forte de sua campanha, e talvez o único.

Dilma RousseffSegundo pesquisas da Revista Veja, Dilma Rousseff contém maior credibilidade nas regiões Nordeste e Norte, sendo que vários eleitores confirmam seu voto na ministra pelo simples fato de Lula a apoiar, surgindo até a afirmação de que se Lula apoiasse José Serra, muitos desses votariam em Serra.

Interessante a força dos petistas em cima de seu maior ícone, o candidato realmente tem o respeito pela maioria da população, e isso entre pessoas de classe baixa e intelectuais de classe média. A revista também mostra um apoio à candidata Marina Silva concentrada na região sudeste e no sul a maior incidência fica em José Serra, candidato tucano pelo PSDB.

Todos jogam com a estratégia do marketing e se lançam no mercado através de propagandas sobre seus históricos e feitos durante estadias em cargos do governo, Saldanha, marketeiro da campanha de Dilma Rousseff, possui certo receio que a oposição use o passado de Dilma contra sua campanha, questões como guerrilha, aborto e outros fatores, mas se lança pela proposta de ser a primeira mulher a presidir o Brasil e conta com um dos maiores apoios que poderia ter o apoio de Luiz Inácio.

Serra faz a campanha em cima de sua experiência, secretário, ministro, governador, a criação dos genéricos e os cursos técnicos gratuitos em São Paulo. Marina Silva conserva a campanha em cima de sua simplicidade, é a candidata que vai ter o menor tempo para divulgação de suas idéias, e antes que eu me esqueça, o candidato… Plínio de Arruda Sampaio, do P-SOL, que não chegou nem a entrar nas pesquisas da Revista Veja, mas nem por isso deve ser desmerecido, é um forte político ativo que fez parte durante muitos anos do Partido dos Trabalhadores, assim como a base de criação do P-SOL.

José SerraEntre a corrida eleitoral, agora mais acirrada pelo embate televisivo, começam a aparecer às ofensas mútuas, os “dossiês” clandestinos e flagelação entre partidos, todos com o objetivo de fisgar os eleitores. Tudo nos leva a acreditar em segundo turno entre Dilma e Serra, sendo alguns petistas confiantes afirmando até vitória em primeiro turno. Marina Silva demonstra forte desenvoltura, até obtém apoio de uma massa intelectualizada, com apoio de músicos como Caetano, Gilberto Gil, Maria Bethânia e outros, mas fica abaixo em pesquisas e Plínio seria o “CCE” dos produtos eletrônicos, deixado para trás nas pesquisas de compra.

Marina SilvaMas vamos então a disputa que começa agora neste dia 17 de agosto, o horário eleitoral em rádio e televisão, está ai uma forma de conhecermos mais nossos estimados candidatos a regência do poder brasileiro, que vençam os melhores candidatos através de suas melhores propostas e que os “marketeiros” de cada um sigam os passos corretos para venderem seus produtos ao povo consumidor brasileiro, que demonstra estar atento a seus candidatos, que tem prazo de validade definido para quatro anos, podendo até se estender para mais quatro ou, estragar antes da data prevista.

Escrito por Thiago Luis de Souza. Naga é membro Clube do Rock, sendo diretor financeiro, um dos organizadores do Ilhota Rock Festival e autor de vários artigos publicados no blog Ilhota Rock sua coluna pode ser acessada pelo link https://ilhotarockfestival.wordpress.com/category/coluna-do-naga/.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: