Gil, Caetano e Gal em 69, o fim do sonho em radical psicodelia


Gil, Caetano e GalO ano de 1969, no Brasil, marcou o fim da era do rock que nasceu com a Jovem Guarda e teve seu ponto de efervescência com a Tropicália. Naquele período, a ditadura pegou pesado com a edição do AI-5, que fechou o Congresso Nacional e implantou o terror contra a oposição. Como resultado, muitos artistas foram expulsos ou “convidados” a sair do país, como ocorreu com Gilberto Gil e Caetano Veloso. Antes de fechar o ciclo, no entanto, naquele mesmo ano, os dois, mais Gal Costa, deixaram sua marca definitiva na história da música brasileira.

Gil, Caetano, Gal e BethâniaSão de 1969 os discos “Gilberto Gil”, “Caetano Veloso” e “Gal”, talvez não por acaso auto-nominados, clássicos das respectivas carreiras. Os três discos mantinham uma profunda sintonia com a psicodelia que marcava o rock e a música mundial naquele momento. Exceto os discos dos Mutantes, nada pode ser considerado mais radicalmente psicodélico do que esses três discos. Além dos repertórios adequados àquela linguagem, o clima e a sonoridade também tinham a ver com a produção de Rogério Duprat e, mais ainda, com a guitarra de Lanny Gordin.

O disco de Gil contém obras como “Cérebro Eletrônico”, “A Voz do Vivo” e a versão de “2001” que se equiparam ao que mais radical foi produzido pelo rock internacional naquele final de década. Caetano com “The Empty Boat” e “Lost in Paradise” e Gal com “Tuareg” e “Com Medo, Com Pedro” também não ficaram atrás. Ainda hoje, quando completam mais de quarenta anos, as três obras mantém extrema atualidade e seguem sendo itens de audição obrigatória para quem quiser fazer música pop no país.

Fonte: Fernando Rosa editor do portal Senhor F.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: