Porque a informática OldSchool era mais legal


CAVEIRAHoje bateu um saudosismo. Quando minha internet deu problema essa semana e vi que estavam trocando um modem Thomson (lixo) por um Intelbrás (uns dois palmos abaixo do Thomson), percebi que a informática não é mais a mesma. Hoje qualquer um pode juntar componentes eletrônicos e fabricar equipamentos.

A informática quando era oldschool era muito melhor:

  1. Você era obrigado a entender de hardware pra montar a própria máquina. Você tinha que saber jumpear HDs, setar clock de processadores, definir IRQs manualmente, etc. Era coisa pra Chuck Norris.
  2. Modems de discagem ou os primeiros ADSLs eram feitos por USRobotics ou pela 3COM, essas sim empresas de verdade.
  3. Os jogos eram realmente difíceis. Por terem gráficos menos atraentes e menos recursos, os desenvolvedores focavam na dificuldade e na jogabilidade/diversão, bem diferente de hoje em dia onde o objetivo é fazer um jogo tão pesado que deixe a dignidade de seu PC na lama.
  4. Impressoras usavam fita, que custavam o preço de um chocolate e duravam meses, não jatos de tinta que imprimem 3 páginas e custam os olhos da cara por algumas gotas de tinta.
  5. Todo mundo sabia o que era DPI, dot pitch, ram, rom, cache, fsb, clock, etc.;
  6. Os computadores eram duráveis. HD’s, placas-mãe, memórias, gabinetes, tudo parecia ser feito de adamantium, pois duravam anos sem dar problema. Hoje qualquer computador “moderno” está sujeito a dar pau em poucos meses.
  7. Todo mundo jogava on-line sem reclamar do lag, mesmo em modem discado. Hoje em dia jogadores com conexões de vários megabits ficam com churumela de que morreu de faquinha por conta do lag.
  8. Qualquer micreiro decente sabia extrair cada kbyte de sua memória pra rodar programas ou jogos e todo mundo era feliz, mesmo com 16Mb de Ram. Hoje está cheio de gente fazendo drama porque com 2GB de Ram o computador fica muito lento.
  9. Todo mundo se ajudava bem mais. Havia menos gente conectada, mas proporcionalmente a quantidade de gente que estava disposta a dar uma força, ensinar, fazer tutoriais de qualidade era muito maior. Hoje qualquer mané que tem um PC acha que é técnico, que sabe tudo mas não sabe o significado da sigla TCP/IP.
  10. Autoexec.bat, config.sys, stackers, files, buffers, nada disso era palavrão e havia encontros pra trocar programas e jogos (muitos feitos pelos próprios micreiros) mesmo através de disquetes.

É isso!

Enviado por Tiago Hebraico e não sabemos de onde le chupou!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: