Stammtisch belga


Barraca clube do rock na Estraatfeest

A rua fechada, as barracas de pé, o povo trazendo seus equipamentos e alegria, e chuva, muita chuva.

Da tradição dos stammtisch, presenciamos uma boa edição feita no município de Ilhota, feito nas calçadas da rua, em plena praça com direito a mais de 40 barracas participantes e a presença de grande parte do município. O domingo apenas foi maltratado pela chuva, que insistia em permanecer e sem prazo de despedida, e o fato de algumas falhas por parte da organização, quantidade de válvulas para chopp inferior ao número de barracas, sendo que a inscrição contemplava tanto a barraca em si, junto com os litros de chopp, sendo isto pago para participação. Algumas barracas ficaram sem o chopp, onde durante a festa puderam trocar por caixas de cerveja, ao menos que esperassem até as válvulas chegarem, e chegaram, depois da uma hora da tarde, quando já passávamos do meio da festa.

Fora estas desavenças em relação aos fatos negativos, o evento foi bom, e esperamos por mais, Ilhota é exemplo para contemplação das festas de sua cultura, embora o nome da festa tenha origem duvidosa, “Estraatfeest”, ainda está para vir uma pessoa de origem belga para nos traduzir o significado disto em relação a cultura germânica do stammtisch. Diversão, exagerada por parte de alguns, e amizade, grande protagonista do evento, é assim que podemos identificar a festa em Ilhota, que cresce cada vez mais de acordo com sua extensão cultural.

Parabéns ao município, e quem sabe  essas escorregadas organizacionais por parte do evento sirvam de aprendizado, para no próximo ano a festa ser maior e mais completa.

E parabéns a todas as cidades do vale, por estarem contemplando as tradições de suas culturas, uma delas é a realização do stammtisch em diversas cidades, parabéns a todos que contemplam este tipo de evento e resgatam através disto parte da nossa cultura, seja ela germânica, italiana, belga ou açoriana, e que cada vez mais tenhamos este tipo de evento, e que cada vez mais sejam melhores e maiores, e tomara que nas próximas vezes, as chuvas dêem uma trégua.

Escrito por Thiago Luis de Souza. Naga é membro Clube do Rock, sendo diretor financeiro e um dos organizadores do Ilhota Rock Festival.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: