Conheça a Biografia da banda Móveis Coloniais de Acaju


Móveis Coloniais de Acaju

Resumir Móveis Coloniais de Acaju é uma tarefa das mais difíceis. Descrever a sonoridade e a energia ao vivo do grupo exigiria um espaço considerável. Além disso, ainda há o lado empreendedor dessa banda-empresa que organiza seu próprio festival, produz e vende seus produtos (camisetas, acessórios, discos) e planeja suas turnês. Eis algumas palavras sobre a banda.

Em 1998, o Móveis surgiu com ideais que se confundem a outras bandas. Um grupo de jovens amigos que buscavam uma sonoridade singular, diversão e, quem sabe, o sucesso. Mal sabiam que estavam a iniciar um dos mais ambiciosos e interessantes projetos musicais do Brasil.

Logo no início, adotaram seu o grandioso nome. Era sonoro, diferente e ainda homenageava a obscura “Revolta do Acaju” – episódio acontecido na Ilha do Bananal. Também no início, queriam ter diferentes instrumentos – metais, flauta e gaita, além de guitarra, bateria e baixo. Ao nome extenso e à formação esquisita, a incansável vontade de tocar e se apresentar ao vivo completavam a essência do Móveis.

Nos primeiros anos, foram muitos shows por Brasília. Bailes de formatura, festas de CAs, shows de reggae, rock, metal… tudo! Além da capital, se aventuraram por Goiânia e São Paulo. Em 2003, quando foram a única atração local selecionada para figurar o palco principal do Brasília Music Festival (abrindo para Live) viram que a coisa tinha de se profissionalizar. Era a hora de lançar seu primeiro CD.

Idem, o debut, foi gravado em outubro de 2004 no Rio de Janeiro, sob o olhar de Rafael Ramos (que havia recém lançado a Pitty) e os cuidados de Jorge Guerreiro. Foi a primeira grande experiência em estúdio. Reunia 12 das melhores composições da banda à época, que sintetizavam a “feijoada búlgara” – termo usado pelo Móveis para explicar a mistura do rock, ska a ritmos brasileiros e do leste europeu.

Idem foi lançado em 2005. No mesmo ano, o Móveis viria a se destacar no Curitiba Rock Festival. A partir de 2006 intensificaram as viagens. Logo participaram dos principais festivais brasileiros, conquistando posição de destaque em todos eles. Era o desempenho ao vivo mostrando sua força. E isso se fez presente em apresentações de TV, como o especial Raul Seixas no Som Brasil (TV Globo).

A incansável vontade de tocar os levaram para uma turnê pela Europa – Bélgica, Suíça, Rep. Tcheca e Alemanha, em agosto de 2008. Sem exceção, foram ovacionados em todos os shows. Os novos ares ajudaram a fechar o repertório do segundo disco, que seria gravado a partir de outubro de 2008 – com o apoio da Trama, que forneceu toda a estrutura.

No Brasil, com o acompanhamento de Carlos Eduardo Miranda, a banda dedicou-se ao c_mpl_te – o aguardado segundo CD. Também com 12 faixas, destaca o trabalho em grupo e a consolidação da identidade sonora. Os detalhes e as canções são bastante evidentes nesse disco. Para Miranda, “um dos melhores e mais importantes discos que eu fiz na vida”.

 

PERDAS

Em 2008, a banda sofreu duas baixas – as saídas de Leonardo Bursztyn e Renato Rojas (apesar de ter gravado todas as baterias do disco). O guitarrista, também doutorando no exterior, encontrou incompatibilidades com o grupo e optou por concluir seus estudos, além de seguir com seu projeto FarOFF (DJ). Renato resolveu dedicar-se exclusivamente ao design, sua outra atividade. Em seu lugar entrou Gabriel Coaracy.

 

MÓVEIS CONVIDA

O contato com as bandas, o aprendizado da estrada e o carinho por Brasília contribuíram para que a banda criasse seu próprio festival, o Móveis Convida. Da primeira edição (no fim de 2005) à última (em abril de 2009) passaram mais de 20 bandas (de atrações renomadas como Los Hermanos a promessas como Black Drawing Chalks) e um público médio de 04 mil pessoas.

 

FORMAÇÃO

André Gonzales, BC, Beto Mejía, Eduardo Borém, Esdras Nogueira, Fabio Pedroza, Fabrício Ofuji, Gabriel Coaracy, Paulo Rogério e Xande Bursztyn.

 

DOWNLOAD

O segundo álbum “c_mpl_te” traz um frescor raro à música pop brasileira e marca de vez a identidade sonora do grupo. Confira! http://albumvirtual.trama.uol.com.br/servlet/SiteController?action=103&albumId=1128131176. Para mais informações sobre a banda e o Download de outros álbuns, acesse o site oficial da banda http://www.moveiscoloniaisdeacaju.com.br/.

Deixe um comentário