Um pouco da história do Ilhota Rock Festival


Ilhota Rock FestivalO Ilhota Rock Festival foi idealizado por Altair Hoppe, um visionário e junto com alguns jovens da cidade de Ilhota puderam proporcionar um espaço onde pudessem expressar seus talentos e dotes musicais. Viabilizaram, então, em âmbito aberto a todos esta importante iniciativa que veio revolucionar todos os eventos já realizados na história do município. Aos longos de suas edições o grupo fortaleceu, amadureceu e alcançou sua perspectiva em destacar a cidade no cenário musical do segmento e tornaram-se verdadeiros profissionais no ramo de organização. Mas percebeu-se que a tarefa não havia se concretizado era preciso continuar o festival e por em prática tudo todo o acumulo de experiência adquiro ao longo do tempo.

Este é um evento independente, que acontece anualmente na cidade de Ilhota no Vale do Itajaí em Santa Catarina, que dura apenas uma noite, onde reúne várias bandas de todo Brasil sendo elas preferencialmente de Santa Catarina. O evento destaca a importância da cultura rock independente e alternativa, dando espaço às bandas que fazem um trabalho com composições próprias e covers. Em todas as edições do Ilhota Rock Festival o evento já reuniu 41 bandas e um público equivalente à três mil pessoas.

Os Intocáveis de Ilhota na 1ª ediçãoEm 2003, aconteceu o primeiro evento, que levou ao palco duas bandas de Florianópolis, três de Blumenau, e duas de Ilhota. Mais de 400 jovens de Ilhota e região prestigiaram o evento realizado no centro de nossa cidade (salão paroquial).

Show da paulista Ecos Falsos na 2ª ediçãoApós o intervalo de ano, em 2005, ocorreu a segunda edição. Desta vez, o festival reuniu dez bandas de rock da cena independente do Estado, mais a banda Ecos Falsos de São Paulo. Entre as bandas participantes, duas eram de Florianópolis, duas de Blumenau, uma de Balneário Camboriú, uma banda de Jaraguá do sul, outra de Guaramirin e duas de Ilhota. Mais de 500 jovens prestigiaram o evento que também foi realizado no centro da cidade (galpão do CTG).

Performace de Zimmer dos Ambervisiobs na 2ª edição do Ilhota Rock FestivalO ano de 2006 realizou-se a terceira edição e teve o mesmo número de público da segunda, foi realizada no mesmo local (galpão do CTG), e contou com a participação de dez bandas, sendo elas de várias partes da região do vale, tivemos três bandas de Ilhota, duas de Blumenau, e respectivamente uma de Gaspar, Indaial, Itajaí, Balneário Camboriú e Florianópolis.

Banda Lastime em apresentação na 4ª ediçãoEm seguida a quarta edição, ocorrida em 2007 obteve o número de 550 pagantes, foi realizada no mesmo local das antigas edições e teve a presença de oito bandas, sendo duas da cidade de Ilhota, duas de Blumenau, e respectivamente uma de Itajaí, Brusque, Balneário Camboriú e Florianópolis.

Show da banda Páginas em Branco na 5ª edição do Ilhota RockA última edição e novamente com intervalo de um ano, realizado em 2009 contou com a mesma média dos participantes dos eventos anteriores, porém superou todos os eventos já realizados, foram organizadas de forma superioras as demais edições, contou com um grande número de entidades apoiadoras e dos patrocinadores. Um fato marcante e importante, é que obtivemos um público superior e sendo eles a maioria dos jovens da cidade. Contou com a presença de 6 bandas sendo elas de da capital Florianópolis, Balneário Camboriú, Gaspar e Ilhota.

Show da banda Stuart na 2ª ediçãoO Ilhota Rock Festival é um projeto cultural de cunho social elaborado após uma pesquisa e convivência no meio comunitário e artístico/musical. A idéia partiu da necessidade dos jovens músicos que pela carência de um espaço para apresentação, ao desenvolvimento, a exposição, publicação, divulgação, comercialização e crescimento técnico dos elementos e meio artístico amador. Reunir em um só espaço pessoas envolvidas e comprometidas com a arte, faz disto a nossa grande motivação. O Projeto funcionará como um grande painel artístico e disponibilizará uma série de oportunidades e informações para nosso público e aqueles que estão envolvidos com o meio cultural.

Logo oficial do Ilhota Rock FestivalVisando uma mobilização dos resgates de valores culturais e buscando possíveis soluções, o movimento organizou a constituição do Clube do Rock (em fase de formação) que desenvolverá atividades que despertem nos jovens o interesse pelo tema, a fim de que os mesmos se sensibilizem na tentativa de mudanças de atitudes que gerem em sua formação pessoal. Vale ressaltar que para o sucesso faz-se necessária a interação da sociedade/escola/comunidade/órgãos públicos.

A importância deste evento, seja em relação ao desenvolvimento cultural da cidade de Ilhota, salientando os seus benefícios sociais, o Clube do Rock trará para a produção e difusão de bens e serviços culturais, em suas características intrínsecas de originalidade, inovação estética, excelência e qualidade.

Rock!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: